Lista para Autores de Blogueiros Literários Antiéticos
Nenhuma ferramenta tem sido mais importante na divulgação e propagação do nome de um livro e seu autor do que as parcerias blog-escritor ou blog-editora. Essa relação é de benefício mútuo, uma vez que o blogueiro consegue ler centenas de livros gratuitamente (e ganha muitos também), todos os anos, recebe mais visitas ao blog graças à divulgação do autor, etc. Para o autor, é muito bom ter seu livro lido por diversas pessoas fora de seu círculo mais próximo.
Como as pessoas não são perfeitas, alguns blogueiros esquecem da responsabilidade que têm em mãos, e as vezes agem com ingenuidade, e muitas vezes, com má fé. Não estamos falando sobre criticar um livro, que é um direito do blogueiro. Aliás, além de criticar (e de preferência explicar o porquê com exemplos), o blogueiro tem direito a dar uma opinião pessoal, também, como "não gostei da personagem X porque não acho que tinha motivos para fazer o que fez" ou "só achei que teve violência desnecessária, nos momentos errados do livro..." O blogueiro tem direito a tudo isso.
O que um blogueiro literário não deve fazer (e abro parênteses mais uma vez para expressar que isso deveria ser óbvio), é difamar o livro ou autor. O que quero dizer com difamar? Incentivar outros a não ler a obra, fazer ataques pessoais, xingar, ofender, debochar, etc. O blogueiro não tem direito de dar SPOILERS do livro. Um autor leva meses, e até anos para criar sua trama. Mesmo com aviso de "spoilers" as pessoas são curiosas e acabam lendo, o que imediatamente as faz perder interesse no livro OU as incitam a ler um livro que não oferecerá surpresa alguma. Na nossa opinião, a falta de respeito para com o autor nesses casos é extrema. Também consideramos um crime o blogueiro ter feito um acordo de que iria resenhar um livro, recebeu esse livro para resenhar e não resenhou.
Por isso, sempre pensando em maneiras de ajudar os novos autores, estamos fazendo uma "black list" de blogueiros literários.
Para colocar um blog nessa lista, o autor deve:
Provar a má fé do mesmo, enviando no nosso e-mail de contatos:
- O motivo de querer "blacklist" o blogueiro (breve, por favor)
- O link para o post onde esse blogueiro Insultou a obra/autor e/ou deu spoiler
- O nome do blogueiro e blog
- Nome do autor, editora, livro, etc.
- Caso a queixa seja de que o blogueiro não leu o livro encaminhado a ele, solicitamos o email do blogueiro para indagação. Caso ele prove com uma resenha que fez o combinado, seu nome não entrará na lista.
Se ficar comprovada a falta de ética de acordo com os parâmetros citados aqui, o nome do blogueiro e blog vão para a lista.
Que fique claro que nós, autores, somos muito gratos pelas parcerias que nos ajudaram com a publicidade de nossas obras, mas precisamos nos proteger de forma justa e colaborativa de pessoas de má índole. Nenhum blogueiro teve seu nome aqui divulgado sem um prévio aviso do site, no qual foi solicitado que removesse a resenha em questão.
LISTA:
(essa lista está em branco, o que é nossa meta principal: significará que os blogueiros em questão removeram o conteúdo ilícito e/ou fizeram um acordo com o autor)