Precious: Sensação
Título: Precious: Sensação
Autor: Luana Tsuki Dias
Gênero: Romance, Sobrenatural
Sinopse: Dereza é uma garota normal que vive numa pacata cidadezinha do interior. Sua rebeldia a faria apostar todos os seus CDs que aquele ano seria mais tedioso que os últimos quatro, até o dia em que socorre uma colega de classe. Desconfiada e com uma teoria surreal consumindo-a ela inicia uma investigação para achar a causa de tudo e confirmar suas suspeitas. Mas aquela brincadeira muda de figura quando Miguel resolve agir e ela se vê dentro de seu perigoso mundo de sedução e poder.
Em uma pequena cidade do interior de São Paulo, alguns estranhos ataques começam a acontecer a garotas adolescentes. Dereza sabe que é Miguel, o novo morador da cidade, quem está fazendo isso, e desconfia que ele seja um vampiro. Então pede a ajuda de alguns amigos para investigar e, se possível, colocar um fim a esses ataques. Porém, Miguel não deseja ser descoberto, e por isso a vida de Dereza está em risco.
O livro começa com uma cena que parece um tanto forçada, mas que começa a fazer sentido depois de algumas páginas. As coisas começam a acontecer logo nos primeiros capítulos, porém, a autora intercalou cenas cheias de mistério e às vezes ação com outras em que a história parecia não sair do lugar, limitando-se a contar as rotinas de Dereza e Miguel.
Passado o primeiro conflito entre Dereza e Miguel, em que ela descobre o que ele realmente é e faz um trato para que ele pare de atacar suas amigas, o novo conflito demora a aparecer. Enquanto isso, um romance, e posteriormente um triângulo amoroso, são introduzidos, mas em meio a diversas cenas que não pareciam contribuir tanto para a trama. Em alguns momentos, todos os demais personagens eram deixados de lado para que toda a história se focasse em Dereza e Miguel.
Percebe-se que a autora tentou recriar a lenda dos vampiros, acrescentando alguns detalhes próprios (ainda que alguns deles tenham me parecido um tanto familiares), mas senti que faltou um pouco de detalhamento nesse quesito. Foi dito que eles possuem
alguns poderes especiais, mas em nenhum momento eles foram explicados devidamente, e tampouco as histórias individuais dos vampiros que aparecem no livro ou sua cultura e modo de agir.
A escrita precisa de um pouco de amadurecimento. Não encontrei tantos erros, mas vez ou outra vi uma frase mal formulada ou algum erro de digitação. Em alguns pontos as descrições eram longas e detalhadas, usando bastante adjetivação, mas em outros eram vagas ou até inexistentes, e nessas partes senti que faltou dar um ar de mistério e perigo que tornaria as cenas mais instigantes. Havia trechos em que não dava para saber exatamente onde os diálogos ou cenas estavam acontecendo, e muitas vezes a autora trocava de cenário sem grandes explicações, tornando a história um tanto confusa.
Os diálogos em alguns pontos eram fracos e confusos, às vezes não condiziam com as idades dos personagens. Em alguns capítulos a narração era em terceira pessoa, em outros em primeira. Não vi motivos para existir essa mudança, além disso, nos capítulos em primeira pessoa, a autora alternou o ponto de vista entre os personagens, trocando entre um e outro a cada parágrafo, o que tornou a leitura um tanto confusa em alguns trechos.
O final traz o conflito mais importante da história, que foi resolvido de maneira um tanto apressada. Mais uma vez, faltou algo na narrativa que tornasse a cena mais interessante. Depois disso há um conflito amoroso, porém, estranhamente o livro termina de uma forma um tanto brusca, como se a autora não soubesse exatamente como concluí-lo.
Em uma avaliação geral, Precious traz uma ideia interessante, ainda que não exatamente nova, porém faltou um pouco de amadurecimento no estilo de escrita e uma revisão mais minuciosa, tanto na narrativa quanto na trama, que apresenta alguns furos.
Avaliação L.H. Felagund:
Linguagem e estilo: 1/5
Personagens: 2/5
Trama: 2/5
Originalidade: 3/5
Total: 2/5